O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS, primando pela qualidade acadêmica e ética na pesquisa, tem como objetivo geral a realização de estudos avançados e pesquisa em Gerontologia Biomédica, por meio do oferecimento de condições para que os egressos atuem em grupos interdisciplinares de estudos e de ação na comunidade.
O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul oferece formação nos níveis de mestrado e doutorado em Gerontologia Biomédica (área de concentração). Está dividido em quatro linhas de pesquisa:
(a) Aspectos biológicos no envelhecimento,
(b) Aspectos socioculturais, demográficos e bioéticos no envelhecimento,
(c) Aspectos clínicos e emocionais no envelhecimento e
(d) Envelhecimento e Saúde Pública.
O objetivo do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica (GERONBIO) é formar, através de Stricto sensu em cursos de mestrado e doutorado, de forma interdisciplinar, profissionais com conhecimentos, habilidades, competências e atitudes para o desempenho de atividades de pesquisa, ensino, extensão e assistência, primando pela qualidade acadêmica, ética e relevância social. Apresenta uma área de concentração (Gerontologia Biomédica) e quatro linhas de pesquisa:
(1) Aspectos Biológicos do Envelhecimento,
(2) Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento,
(3) Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento e
(4) Envelhecimento e Saúde Pública.
O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (GERONBIO) da Escola de Medicina visa a formação de mestres e doutores com reconhecida habilidade e competência interdisciplinar em Gerontologia Biomédica.
O processo de seleção para o mestrado é anual (dezembro) e para o doutorado é semestral (julho e dezembro). Para ambos os cursos, a classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem sendo os candidatos classificados da maior para a menor nota final, observando o limite do número de vagas. O resultado final do processo de seleção será divulgado em forma de listagem: candidatos selecionados e candidatos suplentes; de acordo com a ordem de classificação e respeitando o número de vagas oferecidas pelo Programa. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas os candidatos suplentes.
Abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.
A disciplina tem como proposta fornecer uma introdução aos aspectos essenciais da estatística e suas aplicações na pesquisa odontológica. Propiciar o conhecimento dos elementos da inferência estatística e auxiliar na identificação e escolha dos principais procedimentos estatísticos básicos que ocorrem na prática. Apresentar os fundamentos para o cálculo do tamanho da amostra nas diferentes situações da pesquisa odontológica.
Estudo dos aspectos cinéticos, cinemáticos e eletrofisiológicos do movimento humano aplicados à pesquisa. Estudo da arquitetura muscular in vivo e das propriedades mecânicas musculares. Análise da eletromiografia de superfície. Estudo das técnicas de pesquisa em biomecânica, cinética, cinemática e eletromiografia, por meio de uma abordagem teórico-prática em laboratório.
Tem como objetivo o estudo sistemático dos temas ou das questões de valor, assim como dos dilemas éticos que emergem do campo teórico e prático das Ciências Biomédicas.
Estudo dos fenômenos biológicos envolvidos no processo de envelhecimento caracterizando as diferentes fases nos organismos vivos. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento e os fatores endógenos e exógenos que interferem neste processo. Mecanismos de senescência replicativa: mecanismos estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos. Modelos experimentais para o estudo do envelhecimento. Fatores genéticos envolvidos no processo de senescência. Mecanismos celulares e moleculares da imunossenescência. Perfil de risco imunológico. Envelhecimento imune prematuro. Modulação da imunossenescência.
Estudo dos aspectos cinéticos, cinemáticos e eletrofisiológicos da marcha humana aplicados à saúde do idoso. Estudo da arquitetura muscular in vivo e das propriedades mecânicas musculares durante o envelhecimento. Análise da eletromiografia de superfície em idosos. Estudo das técnicas de pesquisa em biomecânica, cinética, cinemática e eletromiografia, por meio de uma abordagem teórico-prática em laboratório, aplicadas ao envelhecimento.
Estudo da biomecânica e da neurobiologia do controle motor durante o envelhecimento, incluindo o estudo da locomoção/marcha humana, arquitetura muscular e propriedades mecânicas musculares, bem como a análise da eletromiografia de superfície em idosos. Também são analisados os principais conceitos e teorias sobre os processos do comportamento motor durante o processo de envelhecimento, incluindo alterações que ocorrem no acidente vascular cerebral e nas doenças de Parkinson e Alzheimer. Serão utilizadas técnicas de aprendizado pela pesquisa e atividades teórico-práticas em laboratório para abordar os tópicos relacionados ao comportamento motor, desde os aspectos biomecânicos até os sistemas de controle e integração no sistema nervoso central.
Estudo das interrelações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Caracterização da Bioética como uma Ética Aplicada. Comparação entre os diferentes modelos explicativos utilizados na Bioética. Reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, problemas de final de vida, alocação de recursos escassos, respeito à pessoa e tomada de decisão, abuso de idosos e pesquisa com idosos.
Na disciplina, serão abordadas as doenças cardiometabólicas mais prevalentes associadas ao envelhecimento, com enfoque no diagnóstico e no manejo (farmacológico e não-farmacológico), com vistas a estimular medidas de promoção e prevenção, sob uma perspectiva interdisciplinar.
Serão desenvolvidos conteúdos referentes ao estudo do cuidado no processo de saúde-doença nos idosos, incluindo a visão holística do envelhecimento e a interdisciplinaridade. Adicionalmente, serão discutidas as políticas nacionais e internacionais relativas aos idosos, a terminalidade e o papel dos cuidadores.
A disciplina desenvolve os conceitos básicos de Demografia e de Epidemiologia, abordando também a Bioestatística, através de aulas expositivas e seminários desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação, nos quais precisão pesquisar e preparar apresentação para os colegas. Permite a discussão dos temas apresentados por cada aluno, com intermediação do professor, com complementação do conteúdo programático, quando necessário. Objetiva a reflexão crítica sobre o envelhecimento populacional e o método científico utilizado nas análises demográficas e nas pesquisas clínicas e epidemiológicas.
A elaboração de um projeto com qualidade é essencial para o andamento de uma pesquisa científica. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a redação e apresentação de um projeto tanto na área clínica quanto na experimental mediante a discussão de conceitos básicos da anatomia e fisiologia de um projeto de pesquisa.
Fundamentos sobre as alterações moleculares que ocorrem durante o envelhecimento e principais técnicas moleculares utilizada no diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e crônicas não transmissíveis frequentes em idosos.
A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.
Aborda de forma teórica os princípios básicos da epidemiologia, identificando os indicadores biossociais dos processos saúde-doença da cárie e da doença periodontal, buscando identificar as interrelações existentes no âmbito coletivo. Os objetivos específicos são: identificar a natureza do estudo epidemiológico; descrever os diferentes métodos epidemiológicos; nomear e caracterizar os índices de natureza epidemiológica relativos à cárie e doença periodontal; estabelecer as principais interrelações entre os indicadores biológicos e sociais com o desenvolvimento da cárie e doença periodontal; organizar levantamentos epidemiológicos; aplicar índices epidemiológicos de cárie e doença periodontal; analisar e interpretar os resultados de estudos de natureza epidemiológica.
A disciplina busca oportunizar aos alunos do Programa de Gerontologia Biomédica o contato pessoal ou por videoconferência com longevos (pessoas com 80 anos ou mais de idade) participantes de pesquisas do Instituto de Geriatria e Gerontologia ou da UNATI da PUCRS, com o propósito de compreender suas trajetórias de vida em um contexto holístico. Os alunos terão a oportunidade de compreender o processo de envelhecimento que cada um dos longevos tem passado deste a sua trajetória de vida e situação atual de vida dentro do contexto do envelhecimento ativo. Através dos relatos dos longevos será possível descrever a sua história de vida que poderá gerar uma publicação de acordo com o desempenho dos alunos.
A disciplina busca abordar campos de estudo em cognição e comportamento no envelhecimento saudável e nas doenças neurodegenerativas, assim como o diagnóstico diferencial de depressão e declínio cognitivo.
A disciplina abordará distintas dimensões do envelhecimento e suas imbricações com uma vida fisicamente ativa. Ao tratar de uma miríade de benefícios à saúde de idosos sadios ou acometidos por doença não transmissível, terá como foco estudos e debates sobre a melhora da qualidade de vida e a diminuição da mortalidade.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos e teorias vigentes sobre a neurobiologia do controle motor, enfatizando as alterações sensório-cognitivo-motoras que ocorrem no processo de envelhecimento, tanto o bem-sucedido quanto na presença de doenças e disfunções do sistema nervoso que são altamente prevalentes em nossa população, tais como o Acidente vascular cerebral, as doenças de Parkinson e Alzheimer, dentre outras. Para tanto, os seguintes pontos serão abordados: Teorias e modelos de controle motor; Evolução dos sistemas motores; Circuitos corticais, subcorticais e medulares do movimento; Escolha e seleção de padrões motores; Redes neurais para a geração de comportamentos motores rítmicos; Feedback sensorial no controle da postura e locomoção; Coordenação de movimentos rítmicos; Movimentos de alcance e preensão; Plasticidade e aprendizado em redes de controle motor; Integrações multimodais do sistema nervoso central e controle motor.
A disciplina se propõe a trabalhar com conteúdos sobre a influência do envelhecimento no funcionamento cognitivo do indivíduo. Sabe-se que o envelhecimento acarreta declínios e perdas a nível cognitivo e comportamental, sabe-se também que esses declínios fazem parte do envelhecimento saudável. No entanto, algumas habilidades cognitivas, sofrem maiores prejuízos do que o esperado, podendo indicar risco para o desenvolvimento de doença neurodegenerativa.
A disciplina objetiva estudar o envelhecimento normal e patológico enfocando as principais doenças mentais nesta faixa etária. No estudo destas patologias destaca a situação epidemiológica, o quadro clínico, o diagnóstico principal e diferencial das patologias e o tratamento. Aprofunda ainda o conhecimento da relação entre profissional de saúde, o cuidador e o paciente geriátrico.
A epidemiologia clínica é uma ferramenta básica para a medicina clínica baseada em evidências. A disciplina epidemiologia estuda os eventos clínicos em um grupo específico de pessoas, mediante métodos científicos padronizados, com objetivo de produzir informações acuradas e válidas, para um melhor tratamento e prevenção das doenças.
O desenvolvimento científico é um processo contínuo e sistemático de ações que visam contribuir para a excelência acadêmica, tendo por base o ensino e a pesquisa. A produção do conhecimento por si só, não é suficiente para a consolidação da capacitação dos alunos de pós-graduação. É necessário a divulgação do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade como um todo. A divulgação dos novos conhecimentos adquiridos na nossa Universidade e o compartilhamento dos saberes de maneira global somente poderá ser intensificado quando forem divulgados em uma linguagem comum aos pares, facilitando a interação entre instituições de ensino e pesquisa de diferentes países. Hoje, a internacionalização é mandatória para a continuidade do desenvolvimento e reconhecimento científico. Para isso, nossos alunos de pós-graduação deverão receber treinamento em redação científica em língua inglesa para a divulgação das suas produções para a comunidade científica em revistas de circulação internacional, como esperado para os programas de pós-graduação de excelência.
Investigação aprofundada dos mecanismos genéticos e moleculares do envelhecimento na espécie humana. Estudos relacionados as diferenças dos processos de sobrevivência e colapso pós período reprodutivo que ocorre entre os seres humanos e demais mamíferos. Busca de possíveis respostas a pergunta: por que envelhecemos?
A presente disciplina tem por objetivo abordar vários aspectos relacionados com a farmacologia da inflamação, a saber: aspectos bioquímicos e moleculares dos eventos inflamatórios, com ênfase em modulação farmacológica. Serão contempladas as principais alterações vasculares e celulares em resposta a diferentes estímulos. Como tópicos de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores da resposta inflamatória, incluindo aqueles derivados de mastócitos (histamina e serotonina), mediadores lipídicos (prostanóides e leucotrienos), mediadores peptídicos (bradicinina e neurocininas), citocinas e fatores de crescimento, fatores quimiotáticos, mediadores do sistema complemento, óxido nítrico, entre outros; (2) componentes da fase de resolução inflamatória, envolvendo mediadores endógenos relacionados ao restabelecimento da homeostase e reparo tecidual; (3) principais grupos de células envolvidos nas várias fases da inflamação e conexão com a resposta imune; (4) principais receptores e rotas de sinalização, bem como, componentes dos sistemas de transdução intracelular; (5) inflamação associada com infecção e resposta inflamatória sistêmica; (6) correlação entre inflamação e câncer; (7) aspectos regulatórios da transcrição de moléculas implicadas na resposta inflamatória; (8) estudo dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da inflamação; (9) Doenças inflamatórias crônicas.
A disciplina abordará o impacto que o processo de envelhecimento exerce sobre os diferentes sistemas fisiológicos humanos, enfocando aspectos sobre o declínio das suas funções.
The course will provide a comprehensive overview of the most relevant diagnostic imaging modalities used in radiology and nuclear medicine, covering both clinical and technical aspects, throughout an interdisciplinary approach. The course will introduce the physical principles underlying different medical imaging modalities along with examples of specific applications. The basic principles of digital image processing, including common terminology and the components that define image quality will be discussed. The ongoing research and new developments in molecular and hybrid imaging modalities will be discussed.
A Geriatria Preventiva é definida como a ciência e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida com qualidade e promover a saúde e a eficiência mental dos indivíduos em processo de envelhecimento. A disciplina se propõe a contribuir através do desenvolvimento e disseminação do conhecimento para que os indivíduos, à medida que envelheçam, melhorem a sua saúde, tenham segurança, sejam participativos, produtivos, evitem doenças e tenham uma velhice bem-sucedida com autonomia funcional ou autossuficiência e independência.
Conhecimentos básicos que norteiam a Gerontologia Social, tais como: conceitos, a questão do envelhecimento da sociedade, as políticas sociais voltadas aos idosos, os mitos em relação à velhice, a legislação social (Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso). O envelhecimento mundial e sua abordagem internacional nas Assembléias de Viena (1982) e Madrid (2002). Trabalha as questões das transições enfrentadas pelo envelhecimento, como a feminilização da velhice, a aposentadoria, a institucionalização, a rede de proteção social, a perspectiva do envelhecimento ativo e a interface com o Serviço Social e áreas afins.
Estudo dos ecossistemas de inovação. Análise dos componentes e da organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo, aplicada à saúde do idoso. Estudo sobre a cooperação universidade, empresa e governo. Reflexões sobre a relação entre inovação, ciência e tecnologia, sobretudo no que tange ao envelhecimento saudável. Estudo sobre os Centros de competência e excelência em saúde. Análise das Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo em saúde do idoso. Discussões sobre Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.
Com o envelhecimento da população mundial, aumentam também as morbidades dos idosos. Desta forma, o estudo dos aspectos clínicos das doenças que se manifestam com o processo de envelhecimento e a sua repercussão na qualidade de vida dos indivíduos idosos, bem como os aspectos biológicos, social, político e jurídico envolvidos é de suma importância. A alta taxa de morbidade, padrões atípicos de apresentação das doenças, resposta mais lenta e, muitas vezes, imprevisíveis ao tratamento instituído e a necessidade maior de suporte social aos doentes idosos exigem habilidades dos profissionais da saúde que atuam ou pretendem atuar no atendimento aos indivíduos idosos. Neste contexto, os geriatras e gerontólogos necessitam aprofundar seus conhecimentos, focando os aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das patologias que surgem com o processo de envelhecimento, bem como adquirir/aprimorar a habilidade de atuar em uma equipe interdisciplinar.
Esta disciplina tem por função analisar as estruturas e os mecanismos envolvidos no processamento da memória, procurando relacioná-los com as alterações bioquímicas e fisiológicas do sistema nervoso resultantes do envelhecimento normal ou de patologias neurodegenerativas.
A disciplina procura ambientar o aluno do programa nos diferentes instrumentos que lhe é acessível e que pode utilizar na durante uma investigação epidemiológica no qual se dispõe a utilizar uma abordagem quantitativa de pesquisa. Entende-se por análise quantitativa a análise de dados elaborados através de um instrumento de pesquisa no qual foram coletados dados com valores numéricos ou categóricos pré-definidos. O aluno utilizará como exemplo de instrumento de trabalho os programas EpiInfo, SPSS e EXCEL. O EpiInfo é um programa livre desenvolvido para acompanhar o pesquisador desde a tabulação dos dados até a elaboração e análise dos dados gerando, inclusive, gráficos dos mais diversos tipos.
O entendimento dos conceitos básicos de bioestatística é fundamental para o planejamento, coleta, avaliação e interpretação dos dados obtidos em pesquisas na área da saúde. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a descrição, análise básica e apresentação de dados de pesquisa.
A disciplina trata sobre abordagens de pesquisa de cunho qualitativo e da sua complementaridade com dados de natureza quantitativa, visando sensibilizar profissionais/pesquisadores para a análise das orientações paradigmáticas que sustentam resultados de pesquisa e para a atenção aos critérios de cientificidade.
Estudo sobre teoria e metodologia da pesquisa social e sua relevância para a produção de conhecimentos na área do envelhecimento. Análise sobre critérios de cientificidade e particularidades das investigações qualitativas nas áreas das ciências da saúde. Apreensão do ciclo investigativo, com ênfase nos procedimentos metodológicos, incluindo a elaboração do projeto de pesquisa, técnicas, instrumentos e procedimentos investigativos para coleta e análise de dados qualitativos. O enfoque misto na investigação. A Complementaridade de dados quantitativos e qualitativos. Teoria fundamentada dos dados. Elaboração de perguntas de cunho etnográfico. Grupos focais. Análise de conteúdo, análise de discurso e análise textual discursiva. Aspectos éticos da pesquisa.
A disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes de pós-graduação um conhecimento aprofundado sobre as alterações neurobiológicas associadas ao envelhecimento. Assim como, o estudo das principais características neuropatológicas do envelhecimento associadas a doenças neurodegenerativas, em especial investigação clínica e de neuroimagem, na Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência Fronto-temporal e Demência com Corpos de Lewy. Temas: 1. Introdução à neurociência do envelhecimento: Definição de envelhecimento e suas características neurobiológicas. Abordagens teóricas e casos práticos de envelhecimento cerebral. Princípios e técnicas de neurociência aplicados ao estudo do envelhecimento. 2. Bases neurais do envelhecimento: Alterações estruturais e funcionais no sistema nervoso durante o processo de envelhecimento. Plasticidade sináptica e neurogênese no cérebro envelhecido. Mecanismos moleculares e celulares envolvidos no envelhecimento cerebral. 3. Cognição e envelhecimento: Declínio cognitivo associado ao envelhecimento normal e patológico. Avaliação neuropsicológica do envelhecimento cognitivo. Relação entre envelhecimento cerebral e transtornos neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo vascular. 4. Plasticidade cerebral e envelhecimento: Capacidade de adaptação e plasticidade do cérebro durante o envelhecimento. Intervenções para promover a plasticidade cerebral e preservar a função cognitiva em idosos. Neuroplasticidade induzida por estimulação cognitiva, exercício físico, terapias comportamentais e farmacológicas. 5. Perspectivas futuras em neurociência do envelhecimento: Avanços recentes na pesquisa sobre envelhecimento cerebral. Terapias emergentes e estratégias de prevenção para doenças relacionadas à idade. Desafios e oportunidades na área da neurociência do envelhecimento.
Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.
O cérebro humano é um computador orgânico notadamente complexo, que além de captar uma grande variedade de experiências sensoriais, processa e armazena essas informações, integrando fragmentos selecionados no momento certo. A memória serve para armazenar e reter experiências passadas e utilizá-las quando convenha no momento presente. A memória pode ser classificada, baseada em sua duração e tipo de recordação.
A neurofarmacologia é o estudo do efeito das drogas no cérebro. Os seminários exploram os conceitos e as pesquisas atuais em neurociência cognitiva, incluindo percepção, estrutura e organização cerebral, cognição, memória e a base funcional de certas doenças neurológicas e psiquiátricas humanas. (por exemplo, esquizofrenia, depressão e narcolepsia). O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir o conhecimento teórico e aplicado da neurofarmacologia que lhes permitirá avançar no desenvolvimento de uma carreira em neurofarmacologia, seja em uma instituição acadêmica, em um instituto de pesquisa ou no setor industrial / de negócios.
A disciplina visa a reflexão crítica sobre o processo de elaboração de um artigo original, assim como sobre a leitura crítica de artigos. Através de uma abordagem teórica-prática serão discutidas estratégias de elaboração de cada um dos tópicos que compõem um artigo original (título, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão). Adicionalmente, serão discutidas estratégias de busca, arquivamento e gerenciamento de referências.
Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.
Fundamentos dos processos de aquisição e armazenamento de imagens biomédicas digitais. Apresentação de métodos de pré-processamento para realce, redução de ruído e correções. Estudo dos fundamentos da filtragem no domínio espacial e de frequência e suas aplicações. Desenvolvimento de de técnicas de segmentação em imagens biomédicas em nível de cinza e multiespectrais. Análise quantitativa de imagens biomédicas e métodos de reconhecimento de padrões. Discussão de pesquisas biomédicas utilizando processamento e análise de imagens digitais.
A disciplina objetiva a reflexão crítica sobre o método científico e sua utilização prática no desenvolvimento da pesquisa. Desenvolve, de forma prática, os conceitos de epidemiologia clínica e bioestatística, através da sua utilização nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação. Permite a discussão de todos os elementos de um projeto de pesquisa, com ênfase nos métodos utilizados por cada aluno no seu projeto de pesquisa.
O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.
Designing and adhering to the appropriate methodology is fundamental for improving the quality of research. The methodology may differ from problem to problem, yet the basic approach towards research remains the same.
A disciplina foca no estudo do cuidado no processo de saúde-doença nas pessoas idosas, incluindo a visão holística do envelhecimento e a interdisciplinaridade, incluindo as políticas nacionais e internacionais relativas as pessoas idosas, a terminalidade e o papel dos cuidadores. Adicionalmente, aborda a Prevenção Geriátrica, seus princípios, objetivos, técnicas e métodos. Fatores determinantes de longevidade e sua relação com o envelhecimento biológico e as doenças prevalentes. Importância da reabilitação social do idoso e sua qualidade de vida.
A disciplina busca oportunizar o debate na área de Saúde Pública e Envelhecimento, relacionando com as Políticas Públicas Nacionais e Internacionais, que visam melhorar o acesso dos idosos às ações e serviços de saúde. Busca também fornecer elementos para a avaliação crítica de programas e serviços de saúde, oferecendo subsídios para a construção de políticas mais efetivas na área de Saúde Pública e Envelhecimento.
A disciplina aborda os temas envelhecimento e Segurança do Paciente idoso com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Aliança Mundial para a Segurança dos Pacientes e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, na perspectiva de um olhar e instrumentalização para as práticas seguras e para o envolvimento do idoso e sua família.
A disciplina aborda os temas envelhecimento e Segurança do Paciente com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Aliança Mundial para a Segurança dos Pacientes e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, na perspectiva de um olhar e instrumentalização para as práticas seguras e para o envolvimento da pessoa idosa e sua família.
Os Seminários Interdisciplinares em Gerontologia I busca oferecer uma seqüência consistente de conteúdos que abranjam a discussão de temas sobre o envelhecimento sob a égide da interdisciplinaridade, proporcionando reflexão crítica sobre o significado do envelhecimento e suas repercussões biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, culturais. Também visa apresentar cenários relacionados à vivência da pesquisa e da publicação.
Humanismo e/ou tecnologia no ensino. Responsabilidade do orientador, do professor e sua relação com o aluno, formando a matriz básica de ensino/aprendizagem/pesquisa/publicação. Características, potencialidades e habilidades fundamentais para professores e alunos. Ensino, aprendizagem, dinâmica de sala de aula. O professor/orientador como um exemplo a ser seguido.
Esta disciplina tem por função analisar as características funcionais do sistema nervoso, procurando relacioná-las com as alterações resultantes do envelhecimento normal ou de patologias neurodegenerativas.
Estudo das múltiplas expressões de violência (violência estrutural, violência institucional, violência simbólica, violência doméstica e intrafamiliar, idadismo, capacitismo) vivenciadas pelas pessoas idosas na sociedade e as interfaces com as relações de exploração e opressão mediatizadas pela condição de gênero, sexualidade, raça, deficiência, idade, entre outros marcadores sociais. Identificação dos fatores de risco e fatores de proteção. Análise dos determinantes sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais e de gênero que incidem nos processos de violência e o papel da rede de proteção social no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Agravos da violência na saúde física e mental das pessoas idosas. Políticas públicas de enfrentamento à violência. Esta disciplina possui um enfoque interdisciplinar e é destinada a profissionais de diferentes áreas do conhecimento como Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, entre outras, que atuam com pessoas idosas ou possuem interesse na área do estudo da violência e envelhecimento.
Atualmente, com a grande facilidade de obtenção de conhecimento e de dados por meio das redes sociais e internet, é crescente o número de casos de má-conduta na execução e publicação das pesquisas em todo o mundo, levando a perda da credibilidade das publicações científicas. Esta disciplina tem por objetivo orientar os alunos a respeito das boas práticas em pesquisa, desde a execução de seus projetos até a publicação dos resultados, salientando a importância do registro adequado dos dados das pesquisas.
A disciplina propõe o conhecimento dos conceitos fundamentais da Ética com o objetivo de atingir as seguintes metas: a formulação de juízos éticos corretos; o uso adequado de princípios éticos no exercício diário da vida individual, familiar, profissional, social e política; o desenvolvimento da compreensão e da capacidade de crítica, aceitação ou recusa dos princípios referentes à ação nos diversos aspectos da vida diária; a compreensão e a busca de soluções para alguns dos graves problemas que desafiam a humanidade por meio da Ética aplicada.
Alfredo Cataldo Neto
Angelo Jose Goncalves Bos
Carla Helena Augustin Schwanke
Cristiane Regina Guerino Furini
Denise Cantarelli Machado
Douglas Kazutoshi Sato
Elke Bromberg
Irani Iracema De Lima Argimon
Jaderson Costa Da Costa
Janete De Souza Urbanetto
Lucas Porcello Schilling
Luiz Carlos Bodanese
Mirna Wetters Portuguez
Moises Evandro Bauer
Patricia Krieger Grossi
Rafael Reimann Baptista
Regis Gemerasca Mestriner
Andrea Goncalves Bandeira
Cristina Maria Moriguchi Jeckel
Daniel Rodrigo Marinowic
Jose Roberto Goldim
Estudo das características biológicas básicas que participam do processo de envelhecimento nos níveis molecular, celular, bioquímico, genético e evolutivo, bem como a sua interação com os fatores ambientais em modelos animais e em seres humanos.
Estudo do envelhecimento normal e patológico, enfocando as principais doenças e disfunções que acometem os idosos, o impacto das mesmas na qualidade de vida, autonomia e independência dos idosos, os aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das síndromes geriátricas.
Estudo sobre a influência social, cultural e demográfica no envelhecimento, os mitos em relação à velhice, a percepção do envelhecimento em diferentes culturas e sociedades, a feminilização da velhice, a aposentadoria, a institucionalização, as políticas sociais voltadas aos idosos, a perspectiva do envelhecimento ativo, bem como o estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito (privacidade e confidencialidade, finitude, alocação de recursos escassos, respeito à pessoa e tomada de decisão, abuso de idosos e pesquisa com idosos).
Visa estudar epidemiologicamente a saúde dos idosos, incluindo os longevos, para conhecer suas condições de vida, saúde e atenção à saúde recebida e percebida por esta faixa populacional. Busca-se a avaliação dos serviços de atenção básica e secundária de saúde, criar instrumentos de monitoramento do acesso, das rotinas de atendimento e da atenção prestada aos idosos e longevos nos serviços de saúde pública. Inclui ainda investigação da história natural das doenças e condições relacionadas à saúde, prevenção e vigilância em saúde, considerando variáveis sócio-demográficas, indicadores de saúde, estilo de vida, capacidade funcional, competências psicossociais e qualidade de vida.
Prof. Denise Cantarelli Machado
E-mail: dcm@pucrs.br
Prof. Alfredo Cataldo Neto | cataldo@pucrs.br
Prof. Janete de Souza Urbanetto | jurbanetto@pucrs.br
Prof. Cristiane Regina Guerino Furini | marilia.morosini@pucrs.br
Prof. Luciano Denardin de Oliveira | cristiane.furini@pucrs.br
Roberth Steven Gutierrez Murillo (Representante Discente) | roberth.murillo@edu.pucrs.br
Público | Valor |
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Publico Geral |
R$ 3.860,96
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O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
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A pesquisa permite integração entre pesquisares e alunos, participe de um projeto de pesquisa e inicie sua vida na pesquisa com nossos programas e bolsas.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.
Mestrado
Gerontologia Biomédica
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia-a-dia do mercado.
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quinta-feira, 16 de maio | 2024