O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS possui três áreas de concentração: Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa. As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.
A área de Linguística compromete-se com análise e descrição de sistemas e do uso da língua, em duas linhas de pesquisa: (a) Teoria e Análise Linguística: estuda descrição da interface sintático-semântica e pragmática nos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; da análise formal de aspectos fonológicos do Português e de estudos comparativos de sistemas e subsistemas fonológicos; (b) Teorias e Uso da Linguagem: estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso, aquisição da linguagem pela criança e variação linguística.
A área de Teoria da Literatura volta-se a questões relativas a aspectos teórico-críticos da produção e recepção literárias, sistema literário, formação de leitores, literatura infantil e juvenil, pesquisa sobre fontes primárias, recuperação e história da literatura. Nessa área, há duas linhas de pesquisa: (a) Teorias Críticas da Literatura: investiga e avalia pressupostos teóricos que fundamentam o fato literário, reflete sobre relações que a literatura estabelece com outros campos e sistemas culturais; (b) Literatura, História e Memória: investiga a literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, específico de espaços determinados ou vinculados a universo mais amplo.
A área de Escrita Criativa, com ênfase interdisciplinar, tem uma linha de pesquisa específica: Leitura, Criação e Sistema Literário. Investiga a gênese de textos literários e não literários, sua relação com outras linguagens, a inclusão do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação. Seu foco volta-se à criação literária e seus fundamentos estéticos, à crítica genética, às relações entre literaturas e outras mídias, produção de roteiros teatrais e fílmicos e criação de textos não literários. Os acervos literários e documentais do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – estão à disposição para investigação e aulas in loco sobre o processo criativo dos escritores através do manuseio e da análise dos manuscritos, correspondências, fotografias e anotações registradas em livros e outros materiais que integram o Espaço.
As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.
O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivos:
(a) Formação de recursos humanos para o ensino superior e elevação de sua qualidade nos domínios da Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa em âmbito nacional e internacional;
(b) Formação de pesquisadores que contribuam para o avanço da pesquisa no campo da linguagem literária e não literária, atendendo às necessidades sociais quanto aos múltiplos aspectos da linguagem.
O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, com suas três áreas de concentração – Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa –, tem como foco a formação qualificada de recursos humanos para o ensino superior, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e a formação de pesquisadores que contribuam para o avanço das áreas de atuação e suas interfaces e para o atendimento das necessidades sociais no que tange aos múltiplos aspectos da linguagem, em sua abrangência interdisciplinar.
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) realiza a seleção para MESTRADO e DOUTORADO nas áreas de Linguística, de Teoria da Literatura e de Escrita Criativa, no segundo semestre de cada ano letivo, para ingresso em março do ano seguinte.
A seleção para o Mestrado e o Doutorado é realizada por banca constituída de docentes do PPGL e consta das seguintes etapas:
MESTRADO: Projeto inicial de Dissertação, Entrevista e Currículo documentado.
DOUTORADO: Projeto de tese, Defesa do Projeto e Currículo documentado.
Obs.1: Para concorrer à área de Escrita Criativa, o candidato deve apresentar três textos autorais, inéditos ou já publicados.
Obs.2: As etapas referentes à Entrevista para o Mestrado e a Defesa do projeto para o Doutorado, serão realizadas por videoconferência.
Discussão crítica dos conceitos fundamentais da literatura comparada: fontes, influência, imitação e intertextualidade.
Study and reflection on the interaction between writing and literature in film and videoart.
Estudo e reflexão sobre a interação entre escrita e literatura no cinema e nas criações da videoarte.
Análise dos recursos artísticos e suas relações interdisciplinares com a literatura, enfocando as possibilidades contemporâneas de suporte e de leitura.
Estudos teóricos e empíricos sobre a aquisição bilíngue e multilíngue, com ênfase na interrelação entre bilinguismo e cognição.
Introdução ao estudo das teorias enunciativas, metodologias e análises.
Estudo das formas autobiográficas na literatura, a partir de considerações gerais sobre a noção de sujeito e sua função na escrita memorialística.
Estudo e análise crítica de teoria literária ou autor teórico.
Estudo do desenvolvimento e do processamento típico e atípico da linguagem, da criança ao idoso, numa perspectiva neuropsicolinguística.
Forma, estilo, voz, caracterização e estrutura da escrita literária. Exercícios de criação em diversos gêneros. Estudos de obras exemplares. Interfaces entre Teoria da Literatura e Escrita Criativa. Oficinas de produção textual.
Análise de interfaces e intersecções entre temas e obras da Literatura e da Filosofia através de suas respectivas linguagens.
Estudo de fontes e arquivos como recursos para a escrita da história da literatura, problematização do cânone e interpretação da memória literária.
Estudo teórico e prático da produção, percepção e transcrição dos sons de línguas naturais.
Introdução aos pressupostos teóricos da linguagem desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo.
Bases histórico-teóricas da fonologia examinada em seus princípios e conceitos fundamentais.
Bases histórico-teóricas da sintaxe examinada em seus princípios e conceitos fundamentais: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo.
Estudo de teorias dos gêneros do discurso, bem como sua produtividade para análises discursivas e para o ensino de leitura e produção de textos.
Estudo da história da literatura brasileira em suas implicações políticas e sociais, com ênfase no processo de formação da literatura nacional.
Estudo da evolução histórica do pensamento linguístico em seus conceitos fundamentais e suas bases filosóficas e metateóricas.
Estudo da dinâmica identidade/alteridade, postas em questão no texto literário, e das formas de construção, ruptura, estereotipia, problematização, relacionadas às diferentes figurações do outro.
Estudo da literatura e do campo literário em seu estatuto científico e na sua relação com os conceitos de discurso literário, linguagem literária e literariedade.
Bases histórico-teóricas da pragmática, examinada em seus princípios, teorias e conceitos fundamentais, considerando suas diferentes vertentes.
Estudos de conceitos de leitura fundamentados em teorias textuais e enunciativas da linguagem e respectivas metodologias.
Estudos culturais e suas relações com o campo dos estudos literários.
Estudo e problematização das várias formas de diálogo entre literatura e a fotografia do século ao século XXI, de um ponto de vista histórico, temático e estético.
Estudo da hermenêutica como procedimento epistemológico vinculado aos estudos literários.
Análise das relações entre o discurso histórico e o discurso literário: diferenças, semelhanças, fronteiras.
Estudo da literatura em diálogo com as novas mídias, articulando a teoria e a prática da escrita literária com os contextos do audiovisual, das tecnologias emergentes e da internet.
Análise e aplicação das teorias e métodos de abordagem do imaginário em textos literários.
Estudo de complexidades, especificidades e conflitos nas diversas conceituações relativas ao feminismo e às questões de gênero na história social em conexão com a literatura.
Literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, preservação e compreensão da memória cultural.
Estudo das literaturas africanas de expressão em língua portuguesa, a partir da problemática das teorias pós-coloniais.
Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção narrativa.
Estudam-se métodos de neuroimagem funcional, novas técnicas de análise de neuroimagens e as bases neurais de processos cognitivos superiores (compreensão da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).
Estudo das principais correntes teóricas, com aplicações em Escrita Criativa, dos temas do Insólito – o fantástico, o estranho, o maravilhoso, o absurdo e demais modalidades – e suas manifestações na literatura e em outras artes.
Emprego de teorias da narrativa romanesca, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita do romance.
Emprego de teorias do gênero lírico em suas variadas formas, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita poética.
Estudo e criação de formas literárias não ficcionais, discutindo o lugar da não ficção no sistema literário e sua relação com outras linguagens, numa abordagem interdisciplinar.
Estudo e produção de textos ficcionais e teóricos sob o recorte temático da literatura contemporânea.
Análise e criação de roteiros para obras audiovisuais como filmes, conteúdos em vídeo e programas de televisão, discutindo aspectos de representação e narrativa.
Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção lírica.
Desenvolvimento de competência da língua portuguesa em contextos acadêmicos, com ênfase nas questões relativas à cultura acadêmica brasileira e ao emprego comunicativo da língua.
Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Inglês como Língua Adicional.
Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Português como Língua Adicional a partir da avaliação pragmática e ensino por tarefas.
Estudo do processamento da leitura no mono e no bilinguismo, relacionando-o a outros aspectos cognitivos, a partir de bases teóricas e experimentais de estudos da linguagem típica e atípica.
Estudo dos fundamentos psicolinguísticos sobre consciência e processamento da linguagem (compreensão e produção), considerando seu percurso e tendências, em suas relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.
Estudo monográfico de tópico referente ao sistema literário ocidental.
Estudo de teorias pertinentes à linguagem.
Análise detalhada de tópicos de diferentes áreas de estudo da linguagem.
Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.
Análise de questões de linguagem a partir da interface entre Linguística e outras áreas do conhecimento.
Estudo monográfico sobre autor do sistema literário ocidental.
Estudo monográfico sobre obra do sistema literário ocidental.
Reflexões e exercícios acerca da escrita ficcional.
Reflexões e exercícios acerca da escrita poética.
Reflexões e exercícios acerca da literatura articulada com outras linguagens.
Estudo dos aspectos fonéticos da variação sociolinguística e do significado social da variação fonética na produção e percepção fala e das implicações da variação sociofonética para a teoria fonológica.
Estudo do modelo e método relacionados ao exame da língua no contexto social.
Estudo teórico e desenvolvimento prático para a tradução de textos literários e não literários.
Estudo das teorias literárias dos séculos XX e XXI: do formalismo ao multiculturalismo.
Leitura de teorias da criação dramática, com estudo de obras exemplares e depoimentos de dramaturgos com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Leitura de teorias da criação ficcional, com estudo de obras exemplares e depoimentos de ficcionistas com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Leitura de teorias da criação poética, com estudo de obras exemplares e depoimentos de poetas com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Estudo dos fundamentos teóricos e metateóricos na construção das teorias clássicas e contemporâneas sobre a escrita da história da literatura.
Análise e aplicação das teorias da leitura e das práticas sociais de leitura e circulação do livro.
Estudo teórico a respeito da narrativa, do conceito de narratividade e dos elementos constitutivos do texto narrativo.
Exame das perspectivas teóricas de análise da narrativa a partir da natureza do gênero narrativo e suas especificidades.
Estudo e análise das teorias poéticas clássicas e modernas, bem como dos modelos teóricos referentes à leitura crítica do poema.
Reflexão sobre teorias do discurso e suas possíveis contribuições para a construção de sentidos de discursos midiáticos e artísticos.
A poética e a história do texto dramático em suas diferentes manifestações e gêneros.
Estudo do discurso sob perspectivas enunciativas, com ênfase no ensino, a partir da investigação de processos de transposição didática e aplicação ao ensino.
Estudos de Literatura Brasileira: movimentos literários, autores e obras representativos compreendidos entre o período de formação e a década de 1970.
Tendências contemporâneas da literatura brasileira: dos anos 1980 ao final do século XX.
Tendências contemporâneas da literatura brasileira no século XXI.
Estudo dos princípios e conceitos da teoria dialógica para a análise de variadas práticas discursivas.
Estudo do ato de escrever como um ato eminentemente ético, a partir da articulação entre a produção teórica de escritores contemporâneos e a proposta filosófica da ética-estética da alteridade.
Aline Fay De Azevedo
Altair Teixeira Martins
Antonio Carlos Hohlfeldt
Bernardo Jose De Moraes Bueno
Carlos Alexandre Baumgarten
Charles Monteiro
Claudia Regina Brescancini
Claudio Primo Delanoy
Cristina Becker Lopes Perna
Janaina De Azevedo Baladao
Lilian Cristine Hubner
Luiz Antonio De Assis Brasil E Silva
Maria Da Gloria Correa Di Fanti
Moema Vilela Pereira
Norman Roland Madarasz
Paulo Ricardo Kralik Angelini
Regina Kohlrausch
Ricardo Araujo Barberena
Ricardo Timm De Souza
Natalia Borges Polesso
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários.
Essa linha de pesquisa agrupa os projetos que discutem a gênese de textos literários e não-literários, sua relação com outras linguagens, bem como a inclusão da figura do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação.
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários
Essa linha volta-se para a descrição da interface sintático-semântica e pragmática quanto aos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; análise formal de aspectos fonológicos do português e estudos comparativos de sistemas ou subsistemas fonológicos
Essa linha estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas de análise da estrutura lingüística referentes a questões de texto e discurso, de aquisição da linguagem pela criança e de variação lingüística
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários
Essa linha visa ao estudo da literatura como fenômenos históricos e de expressão identitária, quer sejam eles específicos de espaços determinados (a região, por exemplo), quer sejam mais amplos (a nação). É nesse campo de investigação que se coloca o DELFOS Centro de Documentação e Memória Cultural, cujos recursos de pesquisa devem ser sobejamente incrementados a partir de sua instalação em 2008
Nessa linha serão agrupados os projetos de pesquisa que visam à investigação e à avaliação dos pressupostos teóricos que fundamentam a criação e o fato literário. Constituem também objeto de investigação dessa linha as relações que a literatura estabelece com outros campos e outros sistemas culturais.
Prof. Regina Kohlrausch
E-mail: regina.kohlrausch@pucrs.br
Prof. Bernardo José de Moraes Bueno | bernardo.bueno@pucrs.br
Prof. Lilian Cristine Hübner | altairt.martins@pucrs.br
Prof. Altair Teixeira Martins | marcal.paredes@pucrs.br
Prof. Carlos Alexandre Baumgarten | carlos.baumgarten@pucrs.br
Anderson Dick Smidarle (Representante Discente)
Público | Valor |
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Publico Geral |
R$ 1.930,46
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O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
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quinta-feira, 16 de maio | 2024