Doutorado

Educação em Ciências e Matemática

Duração

48 meses

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

Vagas

15

Este mestrado tem como área de concentração a “Educação Científica”. Nesse sentido, os campos das Ciências e da Matemática são percebidos de modo integrado, inter-relacionando-se no processo de alfabetização e de educação científica. O principal objetivo Formar pesquisadores na área de Ensino (área 46), com ênfase na interdisciplinaridade, tendo, como público alvo preferencial professores graduados em Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática. Os docentes pesquisadores egressos deste mestrado devem ser capazes de contribuírem para a produção de conhecimentos voltados à Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ensino e formação de professores, às tecnologias para o ensino e à cultura, epistemologia e educação científica; atuarem tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, propondo inovações fundamentadas na pesquisa para a sala de aula de Ciências e Matemática, de modo a contribuírem para a indução de transformações sociais relevantes e empregarem tecnologias adequadas ao ensino e à aprendizagem associados à área de Ciências e Matemática.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem) tem na educação científica sua área de concentração, subdividida em três linhas de pesquisa:

(a) Aprendizagem, ensino e formação de professores de Ciências e Matemática;

(b) Tecnologias na educação em Ciências e Matemática;

(c) Cultura, epistemologia e educação científica.

Melhor Pós-Graduação do Brasil – Educação em Ciências e Matemática, nota 5.

Objetivos

O objetivo do PPGEDUCEM é formar pesquisadores na área de Ensino (área 46 da Capes), em particular, em Educação em Ciências e Matemática, com destaque para a interdisciplinaridade, a pesquisa como princípio pedagógico, práticas docentes inovadoras na educação básica e no ensino superior.

Escopo

O PPGEDUCEM propõe-se a formar docentes pesquisadores, em nível de Mestrado e Doutorado, capazes de produzirem:

  • conhecimentos em Educação em Ciências e Matemática, no que se refere: à aprendizagem, ao ensino e à formação de professores; às tecnologias para o ensino; à cultura, epistemologia e educação científica;
  • inovação, fundamentados na pesquisa para a sala de aula de Ciências e Matemática tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior;
  • ações e investigações de natureza interdisciplinar para a Educação em Ciências e Matemática, associadas ao contexto sociocultural;
  • práticas adequadas ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Matemática com o apoio de recursos tecnológicos.

O curso de Mestrado tem a duração máxima de 30 meses, sendo necessário para a sua conclusão a defesa de dissertação; o curso de Doutorado tem a duração máxima de 54 meses, sendo necessária a defesa de tese que represente uma contribuição original para a área de Ensino, de modo especial, no âmbito de Ciências e da Matemática.

O processo de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado ocorre anualmente mediante edital.

Para os cursos de Mestrado e Doutorado são valorizadas: a capacidade de escrita, por meio do pré-projeto de pesquisa ou do projeto de tese; a produção intelectual, por meio do currículo; a história, o autoconhecimento e a capacidade argumentativa dos candidatos, por meio de entrevista. Na seleção de Mestrado, a entrevista envolve questões sobre a trajetória acadêmica e profissional de cada candidato e a defesa do Pré-Projeto de Pesquisa e no Doutorado, a entrevista consiste na defesa do Projeto de Tese. Para o Mestrado as entrevistas são coletivas, em grupos de candidatos. Para o Doutorado as entrevistas são individuais.

  • A Pesquisa na Educação em Ciências e Matemática

    Código 14232-01 | 15 horas-aula

    Estudo da pesquisa na Educação em Ciências e Matemática, contemplando fundamentos, princípios, métodos e experiências inovadoras.

  • Ciência e realidade

    Código 14240-03 | 45 horas-aula

    Abordagem transdisciplinar de temas transversais da ciência e da vida cotidiana relacionados à Educação em Ciências e Matemática, investigando a implicação de questões associadas à prática docente.

  • Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência

    Código 24264-02 | 30 horas-aula

    A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.

  • Currículo, Cultura e Contemporaneidade na Educação em Ciências e Matemática

    Código 24262-02 | 30 horas-aula

    Discussão de temas referentes ao currículo, às diferentes culturas na contemporaneidade, e sua relação com a educação em Ciências e Matemática com base em elementos da crítica pós-estruturalista e dos Estudos Culturais.

  • Educação Online

    Código 19507-02 | 30 horas-aula

    Educação Online: caracterização, modelos, possibilidades, desafios e tendências. Docência e discência online e suas implicações. Infraestrutura e recursos para produção de cursos online, mediação e acompanhamento de aprendizagem. Referenciais de qualidade para cursos online.

  • Empreendedorismo Digital – Transformando Conhecimento em Desenvolvimento

    Código 1982K-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

  • Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática

    Código 14247-03 | 45 horas-aula

    Visão crítica das concepções de mundo, ciência e ser humano. Concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Abordagem epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento. Associação das teorias educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.

  • Epistemología Y Enseñanza de Las Ciencias Y Matemáticas

    Código 1987L-03 | 45 horas-aula

    Fundamentação e debate envolvendo concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Empirismo, idealismo, racionalismo e interacionismo/ construtivismo(s) na Educação em Ciências e Matemática. Caracterização das idéias de filósofos das ciências do século XX considerados como clássicos: Popper, Kuhn, Bachelard, Feyerabend. Abordagens internalista e externalista sobre o desenvolvimento científico e tecnológico. Fundamentos epistemológicos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática. Associação das teorias e práticas educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.

  • Fundamentos da Educação Matemática

    Código 14212-03 | 45 horas-aula

    Estudo de perspectivas atuais em Educação Matemática: Modelagem Matemática; Etnomatemática; Tecnologias de Informação e Comunicação; História da Matemática; Resolução de Problemas.

  • Fundamentos da Educação em Ciências

    Código 14211-03 | 45 horas-aula

    Histórico da Educação em Ciências e correntes teóricas. Análise crítica dos processos de reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação pela CAPES. Levantamento dos eventos da área e a evolução de suas linhas temáticas. Levantamento dos periódicos da área e dos temas mais frequentemente publicados na atualidade. Identificação das metodologias de pesquisa utilizadas na área. Instituições financiadoras da pesquisa e seus mecanismos.

  • Introdução À Etnometodologia E Análise Da Conversa

    Código 1987N-01 | 15 horas-aula

    Este curso visa a fornecer aos/às estudantes elementos da perspectiva teórica e metodológica da etnometodologia e da análise da conversa. A partir da história das abordagens naturalistas em ciências sociais, serão apresentados os principais autores, obras e tópicos de estudo em EM e AC. Será dada especial ênfase aos estudos etnometodológicos de contextos escolares e de situações de ensino e aprendizagem em ciências e matemática. Ao final do curso haverá uma sessão para discussão de casos empíricos e projetos de pesquisa dos/as estudantes.

  • Investigar En Clase De Ciencias

    Código 1987M-03 | 45 horas-aula

    Modelo didáctico investigativo en la enseñanza de las ciencias. Características de la investigación científica que ayudan en el aprendizaje de ciencias. Distintas maneras de organizar didácticamente la enseñanza por investigación. Planteamiento de actividades investigativas en clase. Evaluación del aprendizaje en la enseñanza por investigación.

  • Matemática e realidade

    Código 14239-03 | 45 horas-aula

    Filosofias da Matemática. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental. Análise das confluências, historicamente construídas, entre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de problemas; Etnomatemática; Tecnologias; Modelagem.

  • Modelagem nas Ciências e Matemática para professores

    Código 24255-03 | 45 horas-aula

    Modelos e modelagem. Matemática: conceitos de modelos e métodos de pesquisa. Modelagem na Educação: conceito e método de ensino. Como e quando fazer Modelagem nas Ciências. Como fazer ensino com pesquisa na Educação Básica – Modelação.

  • Museu interativo

    Código 14225-03 | 45 horas-aula

    Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas a um museu interativo.

  • Métodos quantitativos para a pesquisa

    Código 24251-02 | 30 horas-aula

    Normas de apresentação de dados. Bancos de dados e sua elaboração. Resumo, organização e apresentação de dados. Relacionamento entre variáveis. Técnicas de redução e classificação de grandes conjuntos de dados. A elaboração do relatório de dados.

  • Objetos de Aprendizagem na Educação em Ciências e Matemática

    Código 24263-02 | 30 horas-aula

    Estudo dos princípios de projeto de aprendizagem, para possível produção de materiais e seleção de objetos disponíveis na rede. Pesquisa e aplicação de objetos de aprendizagem em diferentes contextos na Educação em Ciências e Matemática.

  • Pesquisa e tecnologias de informação e comunicação na Educação em Ciências e Matemática

    Código 14238-03 | 45 horas-aula

    Discussão do papel do professor frente ao uso de novas possibilidades de ensino e pesquisa em Educação em Ciências e Matemática com o auxílio de recursos tecnológicos disponíveis e tratamento dos dados de pesquisa com auxílio de tecnologias.

  • Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática: produção no doutorado

    Código 14245-03 | 45 horas-aula

    Caracterização de pesquisa em nível de doutorado, destacando elementos estruturantes de um projeto acadêmico de pesquisa. Análise das possibilidades e limites no uso de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Reflexão sobre temas e problemas relevantes à pesquisa em educação em Ciências e Matemática.

  • Seminário Teórico: Cultura, Epistemologia e Educação Científica

    Código 24256-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Cultura, epistemologia e educação cientifica.

  • Seminário Teórico: Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática

    Código 24257-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática.

  • Seminário avançado de aprendizagem, ensino e formação de professores em Educação em Ciências e Matemática

    Código 14242-02 | 30 horas-aula

    Discussão e análise da produção na área Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ao ensino e à formação de professores e tendências atuais, com ênfase na educação pela pesquisa. Essa produção incluirá: artigos em periódicos nacionais e internacionais e dissertações e teses.

  • Seminário avançado de cultura, epistemologia e educação científica

    Código 14244-02 | 30 horas-aula

    Educação, cultura e sociedade. Cultura, multiculturalismo e currículo. Correntes epistemológicas contemporâneas (Maturana, Fleck, Toulmin, entre outros). Sociologia da Ciência. Paradigma da complexidade (Edgar Morin). Análise de propostas para inclusão de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Epistemologia, aprendizagem e formação de professores.

  • Seminário avançado de tecnologias na Educação em Ciências e Matemática

    Código 14243-02 | 30 horas-aula

    Discussão e análise da produção na área de educação e Ciências e Matemática com recursos de TIC e tendências atuais. Essa produção incluirá; artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses e a produção de objetos de aprendizagem, análise de novos espaços virtuais de aprendizagem.

  • Seminário de Pesquisa: Investigação na Escola em Ciências e Matemática

    Código 14248-02 | 30 horas-aula

    Análise e discussão de pesquisas, em publicações nacionais e estrangeiras, relacionadas à investigação na escola (educação pela pesquisa ou inquiry-based learning) com vistas à compreensão desse processo educativo, nas perspectivas teórica e prática.

  • Seminário de Pesquisa: Perspectivas históricas, filosóficas e culturais na Educação Científica e Tecnológica

    Código 24250-02 | 30 horas-aula

    Análise de pesquisas voltadas à compreensão do desenvolvimento histórico da educação científica e tecnológica no Brasil, no contexto das diferentes correntes pedagógicas e epistemológicas predominantes ao longo do tempo no país e no exterior.

  • Seminário de pesquisa: desafios da Educação em Ciências e Matemática frente à tecnologia

    Código 14249-02 | 30 horas-aula

    Discussão e análise dos desafios que a Educação em Ciências em Matemática deverá enfrentar para se adaptar ao mundo da tecnologia da informação e da comunicação com o objetivo de orientar pesquisas em direções inexploradas.

  • Seminário de prática docente: problematização

    Código 14213-03 | 45 horas-aula

    Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Proposição de situação de pesquisa e organização preliminar do referencial teórico.

  • Seminário teorico: aprendizagem, ensino e formação de professores

    Código 24258-01 | 15 horas-aula

    Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores.

  • Seminários Integrados

    Código 5461B-02 | 30 horas-aula

    Integrar professores, pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado com as recentes produções das áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da Escola Politécnica, tanto as pertencentes ou relacionadas ao tema de pesquisa do estudante quanto as não relacionadas. Utilizar as apresentações dos seminários como instrumento formal para a compreensão do processo científico, seus aspectos construtivos, formais e conclusivos, visando qualificar a pesquisa realizada.

  • Tecnologias como recurso didático pedagógico na Educação em Ciências e Matemática

    Código 14236-03 | 45 horas-aula

    Estudo das inovações associadas às tecnologias digitais e afins, no âmbito da Educação em Ciências e Matemática, considerando fundamentação teórica e questões relacionadas à produção de recursos didático-pedagógicos de apoio à aprendizagem dos estudantes.

  • Teoria e prática da pesquisa

    Código 14246-03 | 45 horas-aula

    Estudo de paradigmas, abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Discussão da construção do objeto ao longo de uma pesquisa de abordagem qualitativa.

  • Teorias de aprendizagem em Educação em Ciências e Matemática

    Código 14241-03 | 45 horas-aula

    Estudo e análise crítica das principais teorias de aprendizagem, com implicações para a área de Ciências e Matemática.

  • Professores Permanentes

    Adriana Justin Cerveira Kampff
    Isabel Cristina Machado De Lara
    Joao Bernardes Da Rocha Filho
    Jose Luis Schifino Ferraro
    Luciano Denardin De Oliveira
    Valderez Marina Do Rosario Lima

  • Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática

    Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior.

  • Cultura, Epistemologia e Educação Científica

    abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.

  • Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática

    Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.

Coordenação

Prof. Luciano Denardin de Oliveira
E-mail: luciano.denardin@pucrs.br

Comissão coordenadora

Prof. João Bernardes da Rocha Filho | jbfilho@pucrs.br
Prof. José Luis Schifino Ferraro | jose.luis@pucrs.br
Prof. Isabel Cristina Machado da Lara | isabel.lara@pucrs.br
Prof. Valderez Marina do Rosário Lima | valderez.lima@pucrs.br
Ana Lúcia Puerper Thiele (Representante Discente) | ana.purper@edu.pucrs.br

  • Público Valor
    Publico Geral
    R$ 3.217,42

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

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Mestrado

Educação em Ciências e Matemática

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia-a-dia do mercado.

NOTÍCIAS

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