Doutorado

Comunicação Social

Duração

24 a 48 meses

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

Com área de concentração no estudo das Práticas e Culturas da Comunicação, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social focaliza os grandes temas da era da mídia. Essa grande área é formada por duas linhas de pesquisa:

  • Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários
  • Política e práticas profissionais na comunicação

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUCRS – Mestrado e Doutorado – tem conceito 6, conforme avaliação da Capes, e destaca-se pela excelência na produção de pesquisa em diversas áreas do campo da Comunicação, ocupando lugar importante entre os seis melhores Programas de Comunicação do Brasil.

Pesquisadores com produção destacada, abertura para a interdisciplinaridade, estudantes de diversas regiões do país e parcerias nacionais e internacionais com instituições renomadas fazem do ecossistema do PPGCOM um espaço propício para pensar e construir conhecimento que contribui para o desenvolvimento social.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível no campo da comunicação de forma a contribuir para uma compreensão reflexiva da área no contexto social, assim como incidir sobre o espaço das práticas para ampliar a qualidade da comunicação em todas as dimensões da vida e da sociedade.

Para isso, a atuação dos pesquisadores é direcionada pelos objetivos específicos:

1) contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento científico no campo da Comunicação;

2) formar profissionais qualificados para atuação na docência;

3) construir um ambiente reflexivo para o aprimoramento de pesquisadores, profissionais da área e docentes por meio da promoção de eventos científicos e oportunidade de intercâmbios em âmbito nacional e internacional;

4) estabelecer e consolidar a interlocução acadêmica qualificada com instituições no Brasil e no exterior por meio de intercâmbio de alunos e professores;

5) incentivar, dentro dos parâmetros da Capes e do Ministério da Educação, o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Comunicação.

Escopo

Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação tendo em vista os imaginários, as tecnologias, o audiovisual, os poderes e as organizações, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS busca preparar pesquisadores para a transdisciplinaridade no campo comunicacional por meio do estímulo à reflexão e à pesquisa, permitindo um avanço conceitual dos estudos da área.

Com isso, o Programa capacita professores e forma pesquisadores vinculados em várias instituições do país. Os egressos, em sua maioria, atuam em instituições de ensino superior e em organizações da área da Comunicação.

O PPGCom oferece, anualmente, 25 vagas para o curso de Mestrado e 15 vagas para o curso de Doutorado, mediante conjunto de procedimentos para a seleção dentre os candidatos inscritos conforme edital vigente.

  • Biographic Narratives: Interview Conduction and Analysis

    Código 1916S-04 | 60 horas-aula

    The seminar will be in the form of an “atelier”. The epistemological, theoretical and methodological principles of conducting biographical narrative interviews will be presented and discussed, as well as the possibilities of analysis. Throughout the semester, participants will conduct biographical narrative interviews, which will be discussed and analysed in class with the other participants.

  • Comunicação Aidiovisual: Narrativas das Telas aos Metaversos

    Código 1977Y-03 | 45 horas-aula

    Panorama de imagens técnicas usadas como suporte de narrativas do século XIX ao XXI observando tensionamentos estéticos e hibridizações. Retóricas dos meios audiovisuais como o cinema, a televisão e seus diversos sucessores digitais. Interfaces, fronteiras e traduções entre os meios. Animação e efeitos visuais. Meios imersivos e narrativas de presença. Análise crítica de pressupostos e aplicações de tais imagens.

  • Comunicação Científica

    Código 1938E-02 | 30 horas-aula

    A velocidade e o grande acesso à informação nos dias atuais, associados à pandemia de COVID-19, têm aumentado a necessidade da comunicação adequada entre professores e pesquisadores e o público em geral através de diversas plataformas. Além das habilidades intrinsecamente necessárias para o trabalho acadêmico, as habilidades que preparem os profissionais para participação ativa nos meios de comunicação devem ser devidamente treinadas, evitando-se o isolamento dos produtores de conhecimento e deixando a população em geral recebendo apenas informações de fontes de caráter técnico-científico duvidoso. O objetivo da disciplina é preparar o pós-graduando para preparo de palestras, entrevistas nos vários formatos e manejo de redes sociais.

  • Comunicação e Cultura

    Código 1976G-03 | 45 horas-aula

    A disciplina dedica-se ao estudo dos processos comunicacionais presentes nas dinâmicas da cultura, a partir dos seguintes enfoques: as manifestações populares e suas práticas, tal como religião, futebol, música, artes etc.; ativismo e agentes intermediários de comunicação; as apropriações midiáticas dos fenômenos culturais como Carnaval, comemoração de datas históricas, festejos em geral, eventos religiosos (por exemplo, Festa de Nossa Senhora dos Navegantes); os intercâmbios e trocas simbólicas nas sociedades tradicionais locais, regionais e globais (urbanas e rurais); estudo de grupos ativistas como LGBTQIA+, luta pelo fim da violência contra a mulher, movimentos antirracismo. Contempla, ainda, aspectos teóricos e metodológicos resultantes de pesquisa científica, bem como estudos empíricos voltados às inter-relações entre comunicação e cultura. Objetiva-se estudar a interface que une a comunicação e a cultura na perspectiva teórica-metodológica da folkcomunicação, do folkmarkentig e da folkmídia; apropriações midiáticas pelos grupos populares; entender os diferentes atores comunicacionais em seus lugares de fala, identificando processos de resistência cultural. Palavras-chave: comunicação; folkcomunicação; mídia; interculturalidade; processos comunicacionais.

  • Comunicação, Crise e Cultura do Cuidado nas Organizações

    Código 1978Y-03 | 45 horas-aula

    Conhecimento das organizações e complexidade. Teoria da Sociedade de riscos e da sociedade em metamorfose. Lugar e compreensões sobre os riscos e as crises organizacionais e seus contextos complexos. Ética do cuidado na psicanálise e Ética do cuidado como teoria feminista na filosofia moral. Comunicação em crises organizacionais como um campo em legitimação. Possibilidades de construção de uma cultura do cuidado como estratégia de comunicação para riscos e crises organizacionais.

  • Comunicação: Temporalidades, Patrimônios e Exper. Emergentes

    Código 1978V-03 | 45 horas-aula

    Diálogos entre os campos da Comunicação e da História em perspectivas sincrônicas e diacrônicas. Comunicação e tecnologia e seus impactos nas temporalidades e em continuidades e rupturas sobre expressões da história, da memória e dos patrimônios. Tecnologias da inteligência e da comunicação: oralidade, escrita e informática. Presenças e ausências de grupos sociais minorizados nas mídias, na história e em políticas e lugares de memória. Estudos decoloniais e manifestações contemporâneas.

  • Cinema e Espaço Audiovisual. Interseções Tecnológicas, Rupturas e Convergências

    Código 9232A-03 | 45 horas-aula

    Estudar o cinema como gerador de padrões tecnológicos e de linguagens, com desdobramentos em comportamentos sociais e culturais para a formação do espaço audiovisual contemporâneo. Compreender o cinema e o audiovisual como amplos e complexos territórios funcionando como ecossistemas organizados por fatores tecnológicos, sociais, econômicos e culturais. Compreender os filmes e as obras audiovisuais como produtos desses ecossistemas e suas subjetividades, a partir das configurações específicas de aspectos audiovisuais. Fornecer elementos para recortes multidimensionais dos fenômenos da expressão audiovisual contemporânea, contemplando a tríade produção-distribuição-exibição e seus desdobramentos. Pensar as transformações tecnológicas como determinantes de alterações socioculturais de espaço e tempo.

  • Cinema e indústria audiovisual

    Código 62345-03 | 45 horas-aula

    Questões metodológicas e estruturantes. O cinema como matriz da indústria audiovisual. Estruturas e agentes do espaço audiovisual. Marcos tecnológicos e institucionais, transformações e rupturas. Perspectivas do audiovisual contemporâneo. Cinema e interseções tecnológicas. Tecnologias da produção, da distribuição e da exibição. Mercados e práticas culturais, hegemonias, assimetrias, exclusão e periferias. Modos de atuação, comportamentos e variáveis de desempenho.

  • Cinema:organização sócio-cultural e imaginário

    Código 72389-03 | 45 horas-aula

    Problema conceitual, questão teórica e processos construtivos. A significação sociocultural no sistema organizacional do cinema. O imaginário social na atualidade como enfoque problemático. Análise de filmes como documentos privilegiados. Expressões e fundamentos: discussões sobre obras e autores. Ensaio dando conta do conteúdo programático.

  • Com. da Pesq. Cient. : Estrat. Acad. e Visibilidade Midiática

    Código 1976F-01 | 15 horas-aula

    A visibilidade da pesquisa científica está cada vez mais próxima da relevância das próprias investigações. Há dois eixos neste processo: o acadêmico, diretamente ligado às avaliações oficiais, e o da comunicação, que aproxima a sociedade ao conhecimento desenvolvido. Com a ampliação de canais e o intenso compartilhamento de dados, o protagonismo da Ciência também depende de estratégias para a compreensão de sua importância na vida cotidiana, em todas as áreas. A pandemia do Sars-Cov-2 e a desordem informacional contemporânea ressaltaram ainda mais a importância da atuação dos pesquisadores como comunicadores das suas atividades, seja através do contato com a imprensa ou do uso de redes sociais digitais. Neste seminário, o objetivo é discutir estratégias válidas para a divulgação científica, compreendendo como estes contextos formatam a divulgação do conhecimento.

  • Comunicação Contemporânea e as Práticas Digitais: Reflexões e Impactos nas Organizações

    Código 19770-01 | 15 horas-aula

    Cenário do campo da comunicação e suas mutações: tecnologia e sociedade. Ressignificações de tempo, espaço, memória: os novos fluxos. Plataformização, algoritmos e dataficação. Processos de geração de valor. Interações sociais e o capitalismo digital: a uberização dos processos de trabalho. Desinformação e crises comunicacionais. Aspectos éticos e de privacidade.

  • Comunicação Organizacional

    Código 9231F-03 | 45 horas-aula

    Discutir as possibilidades de (re) leituras dos ambientes e ambiências organizacionais. Evidenciar as interfaces da comunicação e cultura organizacional. Problematizar a complexidade da comunicação nos ambientes organizacionais.

  • Comunicação contemporânea e manifestações da informação no entretenimento

    Código 92351-03 | 45 horas-aula

    Visão geral das transformações provocadas pelo uso das tecnologias digitais no cotidiano e alteração no horizonte informacional. Discussão sobre o impacto do digital em contextos pouco explorados para a transmissão de informação, bem como a combinação entre informação e entretenimento. Transformação do jogo eletrônico em meio de comunicação contemporâneo e relevante.

  • Comunicação e Opinião Pública

    Código 92397-03 | 45 horas-aula

    Conceito de opinião pública e sua evolução, desde o pensamento pioneiro de Platão e Aristóteles, passando pela Renascença e as perspectivas históricas de Hobbes (absolutismo), Locke e Hume (Liberalismo), Rousseau e, mais recentemente, Wright Mills e Habermas.

  • Comunicação, Entretenimento e Jogos Digitais

    Código 1978Z-03 | 45 horas-aula

    Discussão sobre a Comunicação em espaços de entretenimento, redes sociais e jogos digitais. Visão geral das transformações provocadas pelo uso de tecnologias emergentes na cultura. Análise da plataformização da comunicação após as redes digitais. Análise do jogo eletrônico como meio de comunicação contemporâneo e relevante, bem como de estratégias para a pesquisa na área.

  • Comunicação, políticas dos corpos e decolonialidades

    Código 1978U-03 | 45 horas-aula

    A relação entre comunicação e as políticas dos corpos, considerando os marcadores de raça, gênero, sexualidade, faixa etária, corporeidade e território entre outros, nas culturas contemporâneas. A discussão interseccional na Comunicação. O debate sobre as epistemologias decoloniais e o pensamento afro-diaspórico e de comunidades tradicionais na área da Comunicação Social.

  • Convergência e Ubiquidade Midiática

    Código 9231B-03 | 45 horas-aula

    A disciplina busca resgatar princípios fundamentais da digitalização da informação progredindo para uma consequente convergência de linhagens e mídias. Em um segundo cenário, a disciplina aborda o ambiente de comunicação always-on e suas consequências para o presente e futuro da comunicação.

  • Crítica da razão tecnológica

    Código 82351-03 | 45 horas-aula

    A reflexão crítica sobre a tecnologia como campo de estudo histórico e filosófico. O pensamento tecnológico na cultura ocidental e sua reflexão teórica especializada. A cibercultura: seus problemas e pensadores.

  • Crítica do Pensamento Tecnológico

    Código 9232B-03 | 45 horas-aula

    Desde o início, os estudos de comunicação se revelaram interessados, se não possuídos pelo promana da tecnologia maquinística. Fornecer embasamento para entender essa conexão justifica o curso. Esboçar uma reconstrução crítico-sistemática da reflexão sobre a técnica, categoria fundadora dos mundos ocidental e planetário, através do estudo analítico da obra sobre o assunto proposta pelo filósofo Martin Heidegger.

  • Digtal Error: Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital

    Código 1977Z-01 | 15 horas-aula

    Teorias da comunicação; epistemologia da comunicação; modos de existência; sociologias neomaterialistas; estudos de plataformas; cultura algorítmica; estudos de falhas (failure studies); filosofia da técnica (Heidegger); teoria ator-rede (Latour); concretização dos objetos (Simondon); ontologia orientada a objetos (Harman); erros e cultura digital.

  • Disputa Entre Imagens: Narrativa, Estética e Política

    Código 1978B-03 | 45 horas-aula

    A disciplina tem como tema a disputa entre imagens na mídia, considerando filmes como documento privilegiado, para a construção da narrativa sobre o político na contemporaneidade. A análise estética das imagens será articulada com a percepção acerca da historicidade entorno da potência do falso, propondo uma reflexão sobre ativismos sociais. As aulas serão expositivas e dialogadas através das discussões de artigos e imagens, contará, também, com a participação de convidados externos.

  • Descolonização do Pensamento Computacional

    Código 19753-03 | 45 horas-aula

    Desde os anos 1970, pesquisadores pós-coloniais têm criticado as origens da modernidade e a produção do saber centrada em visões de mundo das sociedades europeias. Embora as ações de restituição de histórias e de saberes de indígenas, negros, mulheres silenciados pelos colonizadores em nome da modernidade sejam conhecidos pelas críticas pós-coloniais e decoloniais, a descolonização do pensamento é uma das bases do pensamento negro, como Frantz Fanon; Abdias do Nascimento; Ngugi Wa Thiong o, Lélia González entre outros. Para fins de contextualização, um grupo de pesquisadores latinoamericanos se concentrou nos estudos da modernidade/colonialidade, a partir do “giro decolonial” nas formas de entender o mundo, como apontado por Nelson Maldonato Torres. O projeto decolonial elenca que uma das ações da colonização das Américas e do Caribe foi a criação dos binarismos humano e não humano como base do discurso racial-moderno. Mignolo (2011) descreve essa diferença colonial como “o lado obscuro da modernidade ocidental”, a qual consolidou o estabelecimento de uma geopolítica do conhecimento e a cisão entre a modernidade e a colonialidade. Desta forma, a colonialidade estabeleceu – e ainda estabelece – o Eurocentrismo como uma linha epistemológica dominante nas disciplinas acadêmicas, principalmente no campo da Comunicação, que ainda demanda uma descolonização de suas linhas teóricas para ampliação do sistema-mundo vigente. A proposta desta disciplina consiste em apresentar aportes teóricos contrahegemônicos como uma alternativa epistemológica para pensarmos o campo comunicacional e as perspectivas já consolidadas em suas classificações de conhecimento. Este consiste em um esforço epistemológico, um posicionamento político, e um espaço de trocas de ideias e de experiências de pesquisa, ao mesmo tempo em que buscamos por novas formas de se conceber o mundo, o conhecimento, a mente e o gênero.

  • Discurso das Mídias

    Código 92399-03 | 45 horas-aula

    Linguagem e Discurso. Discurso das mídias. Produção de sentidos. As instâncias de produção e recepção. As estratégias das configurações discursivas. Efeitos de sentido no texto midiático.

  • História do Jornalismo: Da Antiguidade ao Final do Século XX

    Código 19781-01 | 15 horas-aula

    Posições teóricas sobre o surgimento do jornalismo; fenómenos que contribuíram para o jornalismo: da Antiguidade ao Renascimento; o periodismo da Modernidade e a segmentação da imprensa; a industrialização da imprensa e a profissionalização dos jornalistas; a segmentação mediática do jornalismo; o jornalismo numa sociedade moldada pelo digital.

  • História da comunicação e paradigmas teóricos

    Código 72390-03 | 45 horas-aula

    História das Tecnologias. Determinismo Tecnológico. Oralidade e a escrita. Tipografia e o mundo moderno. A era elétrica. A Teoria do Meio. Marshall McLuhan. Harold Innis. Joshua Meyrowitz. Tecnologia telecomunicacional e a história brasileira. Cultura e Tecnologia de Comunicação. Teoria das Redes. A Sociedade da Informação.

  • Imagem e Imaginário

    Código 9232D-03 | 45 horas-aula

    A imagem, contextos e suportes. Imagens da arte, fotografia, design, publicidade, jornalismo, cinema, internet como avatares de uma imagem arquetipal que garante, configura e estrutura o ser homem no mundo. Sociologia da Imagem e imaginário.

  • Imagem: socialidade e imaginário

    Código 62359-03 | 45 horas-aula

    A imagem, contextos e suportes. Cultura, Sociedade, Imaginário e Ciência mediados pelas imagens. Imagens da arte, fotografia, design, publicidade, jornalismo, cinema, internet como avatares de uma imagem arquetipal que garante, configura e estrutura o ser homem no mundo.

  • Imagens em Conflito: Narrativa, Estética e Política Sobre Ativismos

    Código 197BB-03 | 45 horas-aula

    A disciplina tem como tema o conflito entre imagens na mídia, considerando filmes como documento privilegiado para a construção da narrativa sobre o político na contemporaneidade. A análise estética das imagens será articulada com a percepção acerca da historicidade entorno da potência do falso, da adversalidade e do acontecimento propondo uma reflexão sobre ativismos sociais e as guerras vigentes. O conflito será a noção norteadora como força de pensamento e construção de narrativas na contemporaneidade que perpassam a ideia do mal. As aulas serão expositivas e dialogadas através das discussões de artigos e imagens, contará, também, com a participação de convidados.

  • Leituras Programadas em Comunicação Organizacional

    Código 19755-03 | 45 horas-aula

    Tendências contemporâneas da Comunicação Organizacional e suas interfaces com áreas afins. Comunicação e cultura organizacional numa perspectiva crítica. A (des) construção dos atores sociais nos cenários complexos das organizações.

  • Linguagens e Tecnologia da Comunicação

    Código 9232C-03 | 45 horas-aula

    A disciplina Linguagens e Tecnologia da Comunicação busca analisar as apreensões da mídia pelo público nos diferentes horizontes históricos e as transformações sociais a partir dessas mudanças. Descreve, tomando como base algumas categorias de análise, o que muda e o que permanece no horizonte atual, entre as características tanto de plataformas quanto de linguagens, e o que é possível desenhar como tendência para horizontes futuros.

  • Mentoria para a Pós-Graduação em Comunicação

    Código 1978A-01 | 15 horas-aula

    A disciplina busca refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa e da carreira do próprio pesquisador. Isto é realizado a partir de uma reflexão sobre os principais eixos que compõem a atuação discente: orientação para publicações e participação em congressos, envolvimento em atividades de grupos de pesquisa e a apresentação das possibilidades de ações de internacionalização disponíveis. Também será realizada discussão sobre rotinas de ética em pesquisa através da Plataforma Brasil. Ao longo dos encontros, os fatores envolvidos na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os encontros iniciam com a apresentação de diretrizes e normas, seguido por debates com os alunos sobre os respectivos temas. A avaliação da disciplina será feita através de um planejamento das suas ações dentro das questões abordadas. Disciplina teórica.

  • Metodologia da Pesquisa em Comunicação

    Código 9231D-03 | 45 horas-aula

    A produção acadêmica na área. A pesquisa científica nas bases de dados. As escolhas, classificações e as finalidades da pesquisa. A construção de um projeto de pesquisa. O modelo metodológico científico. Um mapa da área. A constituição do campo da comunicação. A prática da pesquisa. Aplicações das técnicas de pesquisa em Comunicação.

  • Mídia, Propaganda e Desinformação

    Código 1978C-01 | 15 horas-aula

    O papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea através de uma visão diacrónica que questione a tendência dos estudos da comunicação para se focarem no “novo” sem atender aos antecedentes que podem contribuir para iluminar o presente. Em termos concretos, a disciplina propõe-se olhar para os media sob um viés que é pouco comum nos cursos de Ciências da Comunicação que, por norma, apresentam disciplinas focadas no papel desempenhado pelos meios de comunicação na disseminação de informação que contribui para a construção de uma opinião pública esclarecida, enquanto relegam, para segundo plano, o estudo do modo como os meios de comunicação são utilizados para a disseminação de propaganda. A unidade curricular permitirá aos alunos compreender a centralidade assumida por este fenómeno na comunicação pública, produzida por agentes políticos e económicos que visam induzir comportamentos e afetar a percepção dos indivíduos sobre a realidade. O título da disciplina é composto por um trinómio pelo facto de se considerar que, não obstante a desinformação poder ser considerada como parte da propaganda (Jowett e O’Donnell, 2015; Marlin, 2002; O’Shaughnessy, 2020), visão que adotaremos no desenho desta unidade curricular, este conceito merece uma discussão alargada pela visibilidade que tem vindo a adquirir no cenário comunicacional contemporâneo, nomeadamente na discussão sobre a propagação de informação falsa e o seu impacto no jornalismo. Será demonstrado que, ao invés de ser um fenómeno novo, como muitas vezes é apresentado, a desinformação é uma estratégia de propaganda clássica que se socorre de diferentes meios para semear a divisão e a dúvida.

  • Narrativas tecnológicas: Cinema TV e vídeo na era digital

    Código 72387-03 | 45 horas-aula

    As formas de representação do mundo feitas pelo homem a partir da invenção da fotografia. A nova lógica figurativa. A câmara escura, os diferentes suportes da imagem em movimento e seus variados meios de difusão. Novas linguagens, novas formas narrativas, hibridizações. Os diferentes discursos audiovisuais: documentais e ficcionais, jornalísticos e publicitários, ingênuos e persuasivos, artísticos e ideológicos. Digitalidade e códigos do cinema, da TV e do vídeo. A internet e seus derivados. As transformações tecnológicas e formais dos meios de comunicação ocorridas no século 20 , com ênfase nos impactos que as tecnologias digitais trazem para as narrativas audiovisuais contemporâneas.

  • Perspectivas de Gênero, Etarismo e Direitos Humanos na Televisão e Outras Telas

    Código 197BA-03 | 45 horas-aula

    Estudar a produção de sentido do conteúdo jornalístico, ficcional e de entretenimento frente as questões de gênero, etarismo e direitos humanos. Explorar as mudanças provocadas pela convergência midiática e os respectivos usos de conteúdos expandidos para outras mídias. Analisar conceitos como TV expandida; Hiper TV; Social TV; Transmedia; suas narrativas e temporalidades. Indicar novos gêneros, formatos e linguagens de vídeo para as redes sociais em streaming, fluxo e/ou arquivo. Reconfigurar o lugar da recepção analisando a audiência e o consumo através dos conceitos contemporâneos de público, colaboração e propagação.

  • Práticas Discursivas em Ambientes Organizacionais

    Código 92393-03 | 45 horas-aula

    Discutir sobre as dimensões das práticas discursivas. Evidenciar o (s) lugar (es) da emoção, do afeto e da afetividade nos discursos organizacionais. Problematizar a construção/desconstrução de vínculos.

  • Seminario I

    Código 62330-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação. São previstos dois seminários semestrais com temas variados, cujo critério de seleção é a atualidade do enfoque ou o atendimento de determinado conteúdo não coberto pelas disciplinas oferecidas pelo PPGCom.

  • Seminario II

    Código 62331-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação. São previstos dois seminários semestrais com temas variados, cujo critério de seleção é a atualidade do enfoque ou o atendimento de determinado conteúdo não coberto pelas disciplinas oferecidas pelo PPGCom.

  • Seminario III

    Código 62332-01 | 15 horas-aula

    Neste seminário faz-se uma análise das razões que levaram ao eclipse da imprensa escrita no novo ecossistema mediático. Analisa-se a influência do digital e da web na produção, distribuição e consumo dos produtos jornalísticos, fazendo-se ainda uma antevisão do que poderá ser o futuro do jornalismo.

  • Seminario IV

    Código 62333-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação.

  • Seminario V

    Código 62334-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação.

  • Seminario XIII

    Código 92302-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação. São previstos dois seminários semestrais com temas variados, cujo critério de seleção é a atualidade do enfoque ou o atendimento de determinado conteúdo não coberto pelas disciplinas oferecidas pelo PPGCom.

  • Seminario XX

    Código 92314-01 | 15 horas-aula

    Tópicos de comunicação com professores convidados do Brasil e do estrangeiro. Elementos de cultura, mídia e tecnologia. Aspectos de teoria e metodologia da comunicação. Tópicos de comunicação nas organizações e de práticas sociopolíticas. Aprofundamento de autores de referência para pesquisa em comunicação. São previstos dois seminários semestrais com temas variados, cujo critério de seleção é a atualidade do enfoque ou o atendimento de determinado conteúdo não coberto pelas disciplinas oferecidas pelo PPGCom.

  • Seminário Comunicação e Emoções Coletivas

    Código 92394-03 | 45 horas-aula

    Este seminário aborda a relação existente entre comunicação e emoção, em especial seu efeito na administração do humor coletivo através do entretenimento, da incitação e ruminação política, da manipulação dos sentimentos humanos através de ocorrências do showbis, do esporte e da religião, entre outros eventos similares. Parte-se do pressuposto que toda comunicação implica sempre no manuseio dos sentimentos e no despertar de alguma emoção. Trata-se, portanto, de um tema interdisciplinar que se manifesta em campos diversos, entre eles as relações internacionais, a comunicação organizacional, a publicidade, a propaganda, o jornalismo e a neuroimagem funcional. Apresentar uma ampla e sólida literatura capaz de esclarecer igualmente o tipo de interação afetiva que se desenvolve agora na web.

  • Seminário I – Documentário Contemporâneo e os “Levantes”: Protagonistas, Narrativas e Imaginários

    Código 19754-01 | 15 horas-aula

    Em um cenário midiático fortemente marcado pelas “narrativas de si” (em suas múltiplas “assinaturas”) há, na produção documentária recente, um aparente “detour”: filmes e vídeos que têm se concentrado em narrativas que articulam protagonismos coletivos fabulados por diálogos que, de certa forma, reavivam projetos utópicos, resistências e expectativas de transformação social. Discutir a construção desses protagonismos, as estratégias de linguagens e as estruturas narrativas, bem como os imaginários que sustentam essas produções, é o objetivo desse curso.

  • Seminário de Pesquisa

    Código 92395-03 | 45 horas-aula

    A proposta é reunir mestrandos e doutorandos para, por um lado, apresentar e discutir aspectos teóricos e metodológicos de seus projetos de pesquisa, e, de outro, aprimorar sua formação nestes quesitos epistemológicos, a partir dos aportes do professor.

  • Seminário: Jornalismo em Tempos de Populismo e Erosão da Democracia

    Código 19751-01 | 15 horas-aula

    A mídia e a política vivem hoje dentro do que Daniel Innerarity chama de “satisfação do imediato”. É nesta “aceleração contemporânea”, na expressão de Pierre Lévy, que há cerca de duas décadas já nos alertava para os riscos de uma “desrealização do mundo”, que chegamos à era da personalização da informação e dos algoritmos. Como podemos, assim, “olhar mais para o mundo e menos para o espelho”, como nos incitava Umberto Eco, neste nosso tempo dominado pelas redes sociais, que atribuem a qualquer cidadã ou cidadão um poder de comunicação a larga escala sem precedentes? A “sociedade do espetáculo” antecipada por Debord, agora elevada à condição de ideologia de um presente continuem pleno de desmemoria, embora desejavelmente espetacular, revela-nos que ela tem no pathos a sua principal corrente sanguínea. A ausência ou secundarizarão dos logos nos processos de comunicação e de informação nas sociedades (ocidentais) contemporâneas sobreleva, por isso, a importância do debate em torno do jornalismo e da política, o mesmo é dizer, da democracia. A discussão é antiga. Se há um século Dewey e Lippman já trocavam argumentos sobre a capacidade de manipulação da imprensa, tendo por cenário os alicerces da democracia e a consciência política dos cidadãos, hoje o debate deve implicar cada um de nós, enquanto cidadãos da atual sociedade de “autocomunicação de massas” (Castells). Confrontado com uma grave crise interna — económica, tecnológica e de credibilidade — e perda de autoridade pública, o jornalismo disputa o espaço midiático com outros atores, que não hesitam em o apontar como um adversário a abater. Nesta visão maniqueísta do mundo florescem os fenómenos dos “factos alternativos” e da “pós-verdade”. Tal “forma de fazer coisas com palavras”, a que Innerarity chama prática política, é hoje feita sob o signo da desintermediação. Ao personalismo político dos líderes populistas corresponde (um) a mídia crescentemente refém das lógicas comunicativas digitais, onde as partilhas e o engajamento das audiências constituem um novo valor-notícia. Estão, assim, reunidas as condições para a afirmação de um populismo político-midiático, que aproveita, estratégica e sabiamente, as fragilidades do jornalismo (de referência) e a evidente anorexia democrática. Paradoxalmente, o aumento de comunicação está longe de produzir melhor informação e contribuir para um clima de maior transparência: “a hiperinformação e a hipercomunicação não injetam luz na obscuridade” (Han). Num quadro onde é impossível desligar o jornalismo da política e os papéis que os Dois campos devem desempenhar, sobressai, ainda, a ação de outros atores sociais relevantes capazes de influenciar a agenda mediática, como é o caso das fontes profissionais, quer representem empresas ou interesses políticos (spin doctors). Comunicação, jornalismo e prática política são exercidas dentro daquela obsessão pela instantaneidade da informação de que nos fala Baudrillard, e cuja velocidade Midiática, levada às últimas consequências, nos conduziria, segundo o pensamento de Elias Canetti, à própria fuga e “libertação” do real. Afinal, de que jornalismo precisa o cidadão contemporâneo e que práticas jornalísticas devem ser aprofundadas e desenvolvidas na atual sociedade líquida (Bauman), onde até o exercício da política dissolve a ação da cidadania?

  • Seminário: Paisagens Midiáticas e Imaginário: Matrizes, Identidades e Emergências

    Código 1977X-01 | 15 horas-aula

    A pandemia da Covid-19, ao revelar as fragilidades dos paradigmas que caracterizam a vida moderna, radicalizou e exacerbou um processo cultural em ação desde o século XVIII: a midiatização de nossa existência, condição na qual as paisagens midiáticas precedem e excedem nossas vidas materiais. Nossas telas tornaram-se, assim, nossos verdadeiros espaços e linguagens: lugares de resistência, recreação e recriação, mas também prisões. É um show sem entretenimento com rituais capazes de acelerar a mutação antropológica que avança nas sociedades contemporâneas colocando em crise seus pivôs: o humanismo, o indivíduo racional e separado, a produção, a razão e o culto ao progresso. O objetivo deste seminário é compreender as principais matrizes, derivas e emergências desses cenários à luz da sociologia dos estudos imaginários, midiológicos e visuais. Cinema, fotografia, vídeos musicais, séries de televisão e redes sociais – do Instragram ao OnlyFans, do Facebook ao TikTok e ao Snapchat – são dispositivos onde a complexa iconografia do eu do novo milênio, cujas raízes são antigas, é recusada. Partindo dos tropos da invisibilidade, anomia e inquietação nas diferentes linguagens audiovisuais, podemos descrever e interpretar figuras fundamentais da cultura contemporânea como o afrofuturismo, a estética do mal-estar, a distopia e a pornocultura, numa dinâmica de idas e vindas entre blackness e darkness, destacando a trágica alegria que acompanha e celebra o declínio do Ocidente e os futuros perdidos da modernidade. Está em jogo, em muitos aspectos, um imaginário e práticas que, ao completar nossa cultura, também geram uma “nova carne” da qual somos ao mesmo tempo os artistas, as obras, os objetos, a informação e o espetáculo.

  • Seminário: o Real Midiático

    Código 19752-01 | 15 horas-aula

    O seminário se propõe a introduzir conceitos e teorias da fenomenologia social assim como da socio-antropologia do imaginário voltados para a comunicação, dando enfoque a algumas problemáticas centrais que as ciências da comunicação e as ciências humanas têm em comum, nas quais elas elaboram suas legitimidades e validades respectivas. Se a questão das ações individuais e coletivas se torna central para o desvendamento sociológico do liame social, a comunicação por sua vez pode ser compreendida como o motor dessas ações. A sociologia assim como a antropologia, por trabalharem sobre o tema federativo das alteridades, produzem discursos sobre as inclinações comunicacionais das sociedades e suas implicações no mundo moderno. Assim, a violência e seu tratamento pela mídia, ou seja, a administração da violência divulgada como objeto relacional (telejornalismo policial, pornografia, terrorismo, etc.), vector de mensagens comunicacionais e fonte de conhecimentos, poderia ser considerado como um exemplo caraterístico de um agir comunicacional extremo que utiliza medos e fascinações diversas para se implementar no tecido social. Nós abordaremos também uma reflexão sobre o estatuto da imagem e a recepção do Paradigma imaginário dentro das culturas contemporâneas: quais são os « servilismos » da imagem, como o imaginário simbólico passou de um qualificativo improdutivo a uma perspectiva lucrativa? Na mesma ótica, investigaremos o referencial fenomenológico cujos temas prediletos (comunicação das consciências, realidade, verdade, essência, aparência, etc.) podem ajudar-nos a compreender melhor os fundamentos do « comunicar » enquanto obsessão civilizacional. O uso desses conceitos aplicados à perspectiva proposta nos possibilitará então analisar alguns aspectos de um confronto paradoxal mas fecundo entre os diversos sintomas do individualismo moderno (viver por e para si mesmo) e novas formas relacionais cuja matriz tecnológica se torna a cada vez mais evidente. Assim, o Cotidiano e o Comum tornam-se novos rumos operacionais nas redes sociais e na mídia numérica, pelos quais cada um oferece sua própria existência para o consumo coletivo. Portanto, o investimento dessa arquitetônica comunicacional, perenizado pelas necessidades tanto do lucro comercial como da troca existencial de informações e experiências, pode levar-nos a pensar numa possível formatam relacional já indicada nos meados do século XX por Georges Bataille quando especulava sobre a impossibilidade de toda comunicação verdadeira dentro do espectro da comunidade emocional.

  • Seminários Avançados em Teorias da Imagem

    Código 92398-03 | 45 horas-aula

    A ontologia da imagem da sua origem aos diferentes dispositivos. Os desdobramentos perceptivos, representativos e estéticos. Análise de imagens a partir da discussão de obras canônicas.

  • Sociologia da Comunicação: Cultura e Comportamento Contemporâneo

    Código 9231G-03 | 45 horas-aula

    Modernidade, pós-modernidade, hipermodernidade. Sociedade do Espetáculo. Comunicação e complexidade. Hiper-realidade e simulação. Tribalismo, individualismo e estar-junto. Rede, virtual e cultura digital. Campo, epistemologia e sociologia da comunicação. Imaginário, ideologia, subjetividade e representação. Compreensão, interpretação, comunicação e informação. Técnica, tecnologia e narrativas. Cultura, entretenimento e formação.

  • Sociologia da Comunicação: Cultura e Comportamento Contemporâneo

    Código 9231G-03 | 45 horas-aula

    Modernidade, pós-modernidade, hipermodernidade. Sociedade do Espetáculo. Comunicação e complexidade. Hiper-realidade e simulação. Tribalismo, individualismo e estar-junto. Rede, virtual e cultura digital. Campo, epistemologia e sociologia da comunicação. Imaginário, ideologia, subjetividade e representação. Compreensão, interpretação, comunicação e informação. Técnica, tecnologia e narrativas. Cultura, entretenimento e formação.

  • Sociologia da Música

    Código 19747-03 | 45 horas-aula

    O curso tem por objetivo abordar conceitos fundadores dos estudos de sociologia da música, como gêneros, cenas, performances musicais, aliando-os às análises das práticas musicais e seus processos sociais. Desta forma, a ideia da disciplina é levantar questões teóricas, utilizando estudos empíricos, a partir da Sociologia, da História, da Antropologia, dos Estudos Culturais e da Comunicação para entender a música popular massiva.

  • Televisão, Imaginário e Antirracismo

    Código 197BE-01 | 15 horas-aula

    Neste seminário será discutido o papel da televisão e do telejornalismo na dinamização de imaginários e na manutenção do racismo no Brasil. A TV é abordada como uma tecnologia do imaginário, que produz visões de mundo, mitos, estilos de vida e valores vivenciados em sociedade. O telejornalismo também é apresentado como uma possível ferramenta propulsora do antirracismo, através da implementação de práticas profissionais e compromisso com princípios éticos da profissão.

  • Teoria Crítica da Sociedade Moderna

    Código 1978X-03 | 45 horas-aula

    Introdução a Teorias da Justiça e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Crítica. A Teoria Crítica emergiu no século passado, logo após a criação do Instituto de Pesquisa Social (Institut für Sozialforschung) em 1923, em torno de pensadores tais como Walter Benjamin, Ernst Bloch, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e outros que desenvolviam uma pesquisa interdisciplinar da sociedade moderna e da cultura contemporânea, passando a ser conhecida como “Escola de Frankfurt”. Outras autoras e outros autores, tais como Jürgen Habermas, Seyla Benhabib, Nancy Fraser, Axel Honneth, Judith Butler, Rainer Forst, Amy Allen, Martha Nussbaum e Wendy Brown, integram essa corrente filosófica a ser tematizada neste seminário assim como seus interlocutores mais conhecidos como Hannah Arendt, Michel Foucault, John Rawls e feministas contemporâneas. Partindo da leitura de textos seletos de Michel Foucault, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões atuais em Teoria Crítica e políticas identitárias, sobretudo no que diz respeito à Hermenêutica do Sujeito, teorias da sexualidade e uma teoria crítica da sociedade moderna nos escritos tardios de Foucault e sua recepção crítica em autoras e autores do feminismo e teorias queer, especialmente Judith Butler.

  • Teoria e Pesquisa em História do Jornalismo

    Código 197BD-01 | 15 horas-aula

    O Brasil tem uma tradição de mais de 150 anos no que se refere à pesquisa em história do jornalismo, da imprensa à mídia digital. Apresentar as suas tendências e questões historiográficas é a proposta deste seminário. Serão trabalhados, de forma crítica e ao mesmo tempo sistemática, os estágios de desenvolvimento do campo de conhecimento, a partir de seus principais autores, obras e instituições.

  • Televisão e Outras Telas: Narrativas, Gêneros e Tecnologias

    Código 9231A-03 | 45 horas-aula

    Estudar a produção de sentido do conteúdo jornalístico, ficcional e de entretenimento desenvolvidos ao longo da sua história de hegemonia entre os meios. Explorar as mudanças provocadas pela convergência midiática e os respectivos usos de conteúdos expandidos para outras mídias. Analisar conceitos como TV expandida; Hiper TV; Social TV; Transmedia; suas narrativas e temporalidades. Indicar novos gêneros, formatos e linguagens de vídeo para as redes sociais em streaming, fluxo e/ou arquivo. Reconfigurar o lugar da recepção analisando a audiência e o consumo através dos conceitos contemporâneos de público, colaboração e propagação.

  • Temas Contemporâneos em Comunicação e Cultura Digital

    Código 9232E-04 | 60 horas-aula

    Panorama de temas contemporâneos em comunicação e cultura digital em seus tensionamentos estéticos e tecnológicos. Discussão de aproximações e afastamentos entre meios, conteúdos e práticas de comunicação e tecnologias digitais. Análise crítica de pressupostos e aplicações de tais relações.

  • Teorias da Comunicação

    Código 9231E-03 | 45 horas-aula

    A disciplina faz uma abordagem sincrônica das principais tendências de estudos teóricos da informação e da comunicação, revisa conceitos e contextualiza, historicamente, estas teorias. A disciplina busca atualizar o aluno em conceitos já conhecidos, ao mesmo tempo em que o introduz em teorias e perspectivas contemporâneas, inclusive da América Latina.

  • Teorias do Jornalismo

    Código 9231C-03 | 45 horas-aula

    A disciplina visa observar, analisar e refletir sobre as atuais características da notícia, surgidas na práxis jornalística, tendo como alvo os principais teóricos do jornalismo no mundo, com ênfase aos brasileiros, norte-americanos, portugueses e espanhóis. Pretende-se, através de análise bibliográfica, refletir até que ponto os conceitos teóricos existentes sobre as características do jornalismo e da notícia, disseminados no meio acadêmico, contrariam ou confirmam a prática vigente. Além disto, considerando a condição de desenvolvimento do Brasil, visa-se buscar causas sócio-politico-econômicas que expliquem as mudanças na prática do jornalismo e apontem para o futuro dessa área, levando-se em conta as novas tecnologias e as novas formas de participação dos diversos públicos existentes, dentre eles: leitores, ouvintes, telespectadores e internautas.

  • Professores Permanentes

    Andre Fagundes Pase
    Antonio Carlos Hohlfeldt
    Beatriz Correa Pires Dornelles
    Cleusa Maria Andrade Scroferneker
    Cristiane Finger Costa
    Cristiane Freitas Gutfreind
    Cristiane Mafacioli Carvalho
    Deivison Moacir Cezar De Campos
    Eduardo Campos Pellanda
    Jacques Alkalai Wainberg
    Juremir Machado Da Silva
    Nythamar Hilario Fernandes De Oliveira Junior
    Roberto Tietzmann
    Rosangela Florczak De Oliveira

  • Imaginários, Indústria Criativa e Tecnologias emergentes

    Pesquisas sobre os aspectos materiais e imateriais, simbólicos, mitológicos e subjetivos que permeiam o universo comunicacional nos planos midiáticos e interpessoais. Investigações sobre elementos da história das mídias, seus imaginários, culturas, – tanto profissionais quanto sociais –, valores, princípios, narrativas e representações. O papel das ideias, das ideologias, das emoções, das tecnologias, das relações socioafetivas e das produções estéticas na história, no imaginário e na cultura produtora e produzida pela Comunicação como campo de geração ou consolidação de mentalidades. Diálogo com a expansão da comunicação digital em suas diversas interfaces consolidadas ou experimentais. Estuda as apropriações individuais ou coletivas das manifestações culturais, produtoras de subjetividade com mediação tecnológica ou não. Contempla investigações sobre mídias digitais, novos formatos para o audiovisual, entretenimento digital, jogos digitais, comunicação móvel, redes sociais, cultura digital, sociabilidades tecnológicas e midiáticas e pesquisas aplicadas relativas a esses temas.

  • Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade

    Pesquisa os processos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais contemporâneas, considerando marcadores de “raça”, gênero, sexualidade, faixa etária, classe, territorialidades e suas interseccionalidades. Analisa temas e pressupostos conceituais da Comunicação articulados às políticas dos corpos e às diferentes formas de opressão, preconceitos, racismos e resistências simbólicas e materiais, complexificando as abordagens sobre os regimes midiáticos e as interações sociais. Contempla estudos sobre experiências, estéticas, produções, narrativas, performances, representação e consumo culturais, artísticos e midiáticos, bem como os processos de interação, circulação, imersão e afetação pelas diferentes formas de comunicação – da oralidade ao digital, e a materialidade das mídias. Considera-se igualmente o debate epistemológico em Comunicação a partir da perspectiva decolonial, do pensamento afro-diaspórico e das comunidades tradicionais.

  • Práticas nas mídias, Organizações e Poder

    Pesquisas sobre as relações que se (des)constroem por meio de narrativas, em ambientes organizacionais e nas suas inter-relações com o entorno, pautadas por imaginário, história e relações de poder. O papel dos discursos organizacionais em suas (i)materialidades e (in) visibilidades discursivas. A multidimensionalidade da cultura organizacional em seus acionamentos simbólicos e materiais pela Comunicação. Estudos sobre comunicação pública como espaços de interlocução de ideias, de diálogo e de afetação. Pesquisa práticas profissionais nas mídias e nos processos sociopolíticos que ocorrem ou decorrem de sua relação no campo da comunicação. Analisa, na mídia impressa, eletrônica e digital, as práticas profissionais, seus modos de fazer profissional, suas expressões, suportes e discursos do jornalismo, da publicidade e propaganda, do cinema, do audiovisual, das relações públicas e da comunicação organizacional. Pesquisa o fazer profissional fundamentado nas teorias e nos teóricos que o analisam, englobando aspectos históricos, políticos, institucionais, mercadológicos e tecnológicos quando eles afetam as práticas profissionais enumeradas. Contempla investigações que enfocam os modos pelos quais são percebidas as práticas sociopolíticas que ocorrem na sociedade e as maneiras pelas quais esses fenômenos conjunturais incidem sobre as próprias áreas e culturas profissionais citadas, alterando suas rotinas, modos de produção e resultados.

Coordenação

Prof. Juremir Machado da Silva
E-mail: juremir@pucrs.br

Comissão coordenadora

Prof. André Fagundes Pase | afpase@pucrs.br
Prof. Antonio Carlos Hohlfeldt | hohlfeld@pucrs.br
Pfo. Cleusa M A Scroferneker | scrofer@pucrs.br
Julia Machado Biasibetti (Representante Discente) | j.biasibetti@edu.pucrs.br e Natália da Silva Carvalho (Representante Discente) | silva.natalia85@edu.pucrs.br

  • Público Valor
    Publico Geral
    R$ 2.573,94

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Mestrado

Comunicação Social

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia-a-dia do mercado.

NOTÍCIAS

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